domingo, 21 de outubro de 2012

Em Chamas (Jogos Vorazes #2), de Suzanne Collins - Resenha


Páginas: 416
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800641
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
Acho que eu sou uma das últimas pessoas do universo que ainda não leu todos os livros de Jogos Vorazes. Essa é, provavelmente, uma das resenhas mais difíceis que já escrevi porque eu não consigo encontrar palavras para resumir a minha opinião a respeito desse livro.

Confesso que vi o filme antes de ler Jogos Vorazes, mas como vi em francês eu não tinha entendido direito, então depois procurei em inglês eu fiquei super curiosa com relação aos planos da Capital contra o casal que os desafiou.

Já que Katniss é uma campeã dos jogos vorazes, ela e sua família não passam mais fome - não que isso a empeça de continuar caçando - e agora moram numa casa confortável, assim como Peeta

A escrita é rápida, mas o que fez com que eu demorasse um pouco para acabar esse livro foi a própria Katniss. No início do livro ela estava um saco, ficava se lamentando de tudo, mas as coisas melhoram a partir do momento que o presidente Snow – que deseja a morte de Kat – anuncia a surpresa do Massacre Quaternário, que acontece a cada 25 edições dos Jogos Vorazes.

Gale está igualmente um saco nesse livro, resolveu dar uma de Jacob e está pressionando Catnip a demonstrar seu amor eterno a ele – acho que só gostava dele antes por estar sendo interpretado pelo Liam Hemsworth nos filmes. Peeta continua sendo um amor de pessoa – sinceramente, não sei como Katniss ainda fica na dúvida entre os dois. Cinna, AAAAH! Ele é tão... Seria um sonho ter um amigos assim. Bom, a Effie continua sendo a Effie e o Haymith continua sendo o Haymith, mas com algumas surpresas – sem spoilers!

Além dos personagens já conhecidos, somos apresentados à novos personagens, como Finnick – achava meio suspeito no início –, Beetee – nunca achei grande coisa, mas ... –, Wiress – sempre achei doidinha, mas gostava dela – entre outros.

O final do livro é incrível e me pegou super desprevenida, felizmente A Esperança está aqui do meu ladinho esperando para ser lido e, é claro, recomendo muiiiito a série!

2 comentários:

  1. Eu adorooo essa trilogia!!
    Muita boa sua resenha! :D
    Eu adorei seu blog, demorei para visitar, me desculpe, mas é muito fofo!!! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir